Histórico

CAPACITAÇÃO

Antes do início das atividades do projeto “Quilombo das Artes”, os futuros monitores passaram por uma capacitação que foi realizada nas primeiras semanas dos meses de janeiro e março de 2010. Nessa capacitação foram discutidas as seguintes questões: consumo, tempo livre e uso adequado de tempo livre; reflexão sobre instrumentos de poder (publicidade, meios de comunicação, instituições...); debate sobre ética, pensamento, autonomia e solidariedade; investigação, conhecimento e experimentação das diversas formas de fazer-teatral; debate e reflexão sobre a arte não convencional, drogas e também sobre a questão da violência doméstica e infantil.
Sabe-se que nas camadas sociais de nível mais baixo o índice de violência é alarmante, pois vários fatores influenciam nesse processo: o álcool, o desemprego, as drogas, a falta de estrutura familiar, entre outros.

INÍCIO DO PROJETO

O projeto “Quilombo das Artes” teve início no CRAS – Centro de Referência e Assistência Social - do bairro Navegantes na cidade de Pelotas, e devido a grande procura da comunidade, se estendeu à escola Nossa Senhora dos Navegantes.
A proposta do projeto consiste em atividades realizadas com o objetivo de proporcionar à comunidade desfavorecida, uma oportunidade de conhecer as artes teatro e dança, a Universidade e pontos turísticos da cidade, e assim, promover momentos de efetiva inclusão social e interação entre as crianças e jovens da comunidade, seus familiares, a Universidade e as artes.
Um desafio do projeto é preencher o tempo livre dos participantes de maneira que tenham interesse pela arte em forma de Teatro e Dança, para preencher um vazio em suas vidas dando o devido suporte e a chance de mudar seu destino e construir uma nova vida.
Proporcionar ao jovem ali inserido a possibilidade de expressar-se e debater acerca de assuntos que envolvem a sua vida cotidiana, através de uma atividade artística, além de a-proximar os conteúdos do teatro as suas atividades escolares, fazendo-os entender o quanto é necessário o estudo para uma possível, e senão a única maneira de uma tomada de consciência para a mudança do seu estado de vida, são, também, objetivos específicos das ações.
Através dessas ações os alunos conseguem entender que possuem potenciais a ainda não explorados e/ou descobertos.

ELABORAÇÃO DAS AULAS

Cada turma de alunos do projeto é orientada por dois monitores, os quais preparam em conjunto as aulas e logo após executá-las, partem para um segundo momento de avaliação, tanto da dupla quanto individual. No final de cada aula é solicitado aos alunos do projeto que façam o “Memorial Descritivo”, em uma folha de papel, os participantes (alunos das oficinas) podem escrever todas as suas impressões e sentimentos tanto positivos quanto negativos em relação à aula. Este método de avaliação serve também para que as crianças e adolescentes participantes do projeto desenvolvam a escrita, o que poderá ajudá-los não só dentro do projeto, mas também no seu dia-a-dia.

AVALIAÇÃO DO PROCESSO

Uma vez por semana, os envolvidos no projeto, coordenadores, bolsistas e voluntários, se reúnem para avaliar a semana e traçar novas metas para a próxima. Nessas reuniões surgem os momentos de sanar as dúvidas e discutir com o grande grupo as dificuldades e êxitos obtidos na semana anterior.
Temas como a mudança de comportamento dos alunos, assiduidade, comprometimento e melhoras no aspecto de convivência são constantes nessas reuniões.

ATIVIDADES DO PROJETO

As atividades do projeto “Quilombo das Artes” envolvem, além de práticas teatrais e de dança, apresentações, passeios e confraternizações que pretendem acima de tudo promover uma relação de grupo entre os envolvidos.
No ano de 2010 os grupos trabalharam de forma onde cada um escolhia os seus temas e textos para as montagens cênicas, o que originou o espetáculo “1º Navegando em Cena“, uma mostra que reuniu e apresentou, aos demais grupos do projeto e à comunidade em geral os trabalhos realizados durante o ano. 
Outras atividades também desenvolvidas até o presente momento são:  1) uma festa junina com a participação  dos grupos de teatro realizada no CRAS (Centro de Referência e assistência social) e Escola Nossa Senhora dos Navegantes também parceiros do projeto; 2) dias culturais na vida das crianças do projeto,com visita ao museu da Baronesa e à Catedral São Francisco de Paula, famosos patrimônios de Pelotas; 3) O Grupo “Navegando no Teatro” da Escola Nossa Senhora dos Navegantes apresentou a esquete “O pior do Brasil” na 38° Feira do livro de Pelotas, e a esquete “A revolta dos brinquedos” na I Mostra de Prevenção e Saúde no auditório Jandir Zanotelli, da UCPel; 4) apresentação – na II Mostra Cena & Som dos cursos de Dança e Teatro da UFPel, na semana Acadêmica das Ciências Sociais e I Simposio Regional das Licenciaturas da Câmara e da Biologia, proporcionando aos integrantes um passeio pelos cursos oferecido pela Universidade; 5) início da primeira turma de Teatri com Idosos do Bairro Navegantes, onde a melhor idade pode experimentar o fazer teatral. Iniciou-se também este ano na comunidade.

 Lídia Rosenhein e Hélcio Fernandes

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